Saiba onde surgiu o primeiro reality de confinamento do mundo

O pioneiro lançou as bases para o sucesso de todos os reality shows que vieram depois

Saiba onde surgiu o primeiro reality show do mundo | Divulgação/Nippon TV
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Reality shows são uma febre mundial, mas você sabia que a ideia surgiu no Japão? Um dos primeiros foi o Prize Life, parte do programa Denpa Shonen, onde um comediante anônimo, Nasubi, foi desafiado a sobreviver apenas com os prêmios ganhos em sorteios de revistas. E tudo isso na frente das câmeras!

Nasubi, que significa "berinjela", era conhecido por sua aparência esguia desde a infância, mas acabou confinado em um apartamento com um desafio peculiar: ganhar a vida com brindes de revistas. Durante 15 meses, ele encarou privações, momentos de quase insanidade e breves momentos de alegria ao receber entregas de comida.

O programa pode parecer bizarro à primeira vista, mas na verdade, ele lançou as bases para o sucesso de todos os reality shows que vieram depois. O produtor Tsuchiya, uma espécie de Boninho japonês, percebeu que colocar pessoas comuns em desafios extremos cativava a audiência. E funcionou: com patrocínios generosos, o show continuou mesmo após Nasubi atingir seu objetivo de juntar 1 milhão de ienes em prêmios.

BigBrother

O Big Brother foi lançado na Holanda em 1999. Na primeira edição, o programa confinou apenas nove pessoas, que passaram 106 dias dentro de uma casa pequena. Por mais simples que fosse, o formato acertou em cheio, já que 4 milhões de holandeses assistiram à final. O número pode parecer pouco para os padrões brasileiros, mas, naquela época, representava um terço da população de todo o país.

Reality no Brasil

Um ano após a estreia no Reino Unido, o programa foi oferecido a outros países. No Brasil, a proposta foi apresentada primeiramente ao SBT, que teve acesso a todos os detalhes da produção: desde como a casa deveria ser até a disposição das câmeras e os perfis das pessoas a serem selecionadas. No entanto, de última hora, Silvio Santos acabou desistindo do projeto, alegando que estaria acima do seu orçamento. Mesmo assim, o dono do SBT percebeu o potencial de sucesso para a televisão brasileira.

O dono do SBT deu um tiro certeiro, em 2001, estreou no SBT a "Casa dos Artistas", com o mesmo formato do Big Brother, mas com participantes famosos como Supla, Alexandre Frota e Bárbara Paz. O sucesso foi tão grande que a rede Globo não hesitou em fechar um acordo com Endemol — produtora idealizadora do Big Brother. Assim, em 2002, o BBB estreou por aqui.

Inspiração em Orwell

A frase "O Grande Irmão está de olho em você" é um slogan da obra "1984" de George Orwell, que retrata um governo autoritário controlando seus cidadãos.

Publicado em 1949, o romance descreve um futuro distópico onde um governo totalitário supervisiona tudo, com o Big Brother sendo idolatrado e conhecendo as ações das pessoas.Há uma semelhança notável com o programa de TV, inspirado na obra de Orwell para desenvolver seu formato. Na TV e na distopia, as pessoas são observadas diariamente e julgadas por seus atos, embora, na realidade, uma pessoa possa sair milionária ao final do processo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES