O ouro, provavelmente, foi o primeiro metal precioso a ser descoberto pelo homem. As primeiras civilizações se desenvolveram e, com o passar do tempo, foram querendo conquistar o poder que vinha junto com o metal precioso. Através dos estudos arqueológicos sabe-se que, em 4000 a.C., o ouro já era trabalhado na Mesopotâmia.
Civilizações como os astecas e maias também conheciam o metal e trabalhavam com ele. Durante a Idade Média, a procura da Pedra Filosofal fez história, já que essa pedra transformaria qualquer metal em ouro. E ele era a coisa mais valiosa do mundo.
Utilizamos o ouro como moeda de troca desde 3000 a.C. Porém, somente no século XVIII é que este metal adquiriu um status monetário internacional. No Brasil, hoje, o ouro está valendo cerca de R$ 173,59 a grama.
Até mesmo a cotação das moedas, antigamente, estava atrelada ao ouro. E mesmo que o Padrão Ouro não exista mais, o metal ainda se mantém relevante em termos políticos e econômicos. Tanto é que, ao redor do mundo, existem quase 34 mil toneladas sendo propriedades oficiais ao redor do mundo.
Por ano, são extraídas em torno de 3 mil toneladas de minério e essa produtividade vem aumentando. Essa quantidade equivale à aproximadamente R$ 335 bilhões. O ouro não vem somente da extração de minas, ele pode ser reaproveitado de outros lugares como por exemplo eletrônicos, joias antigas e obturações dentárias.
O ouro que é extraído tem várias funções. Mais da sua metade é usado na confecção de joias e o restante vai para a fabricação de moedas, investimento pessoal ou para ser matéria-prima em produtos da indústria que são banhados pelo metal.
Reservas
Mas, para que essa quantidade de ouro seja usada, não importa para que função, o metal tem que ser extraído de algum lugar. Além do que existem lugares que têm grandes reservas de ouro. E você já parou para se perguntar qual é o país que tem mais reserva desse metal?
Como foi dito anteriormente, o metal ainda tem uma relevância e é por isso que os países o reservam. Talvez não seja uma surpresa para ninguém que um dos países mais poderosos do mundo, se não o mais, seja o que tenha a maior reserva de ouro.
Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar no ranking de países com mais reservas de ouro. Eles tem 8.133,5 toneladas do metal. Essa quantidade é praticamente igual a soma das reservas da Alemanha, FMI e Itália.
A maioria do ouro americano, provavelmente, está em depósitos de alta segurança no território nacional. Um desses depósitos que pode-se destacar é o famoso Fort Knox.
Consumo
Também não é de se espantar que o país que tem a maior reserva, também figure no ranking dos países que mais consomem ouro no mundo. Nesse ranking, o primeiro e segundo lugar são da China e da Índia com 24,2% e 23,1% respectivamente. Em terceiro lugar, está os EUA, depois vem Alemanha e Japão cada um com 6,5%, 3,5% e 3,2% respectivamente. Nosso país é o 19º na lista com 1% do total.
Em um consumo por pessoa, o ranking tem suas primeiras colocações com países árabes e asiáticos, e é liderado pelos Emirados Árabes Unidos com um consumo anual de 8,5 gramas por pessoa.