Goku é inegavelmente o protagonista de Dragon Ball Z. Não apenas dessa fase do anime e mangá, como da franquia todo. Depois de tantos anos à frente das aventuras, ainda hoje, os fãs têm dificuldade em imaginar a obra sem ele. Mas, existe uma pessoa que chegou a pensar em continuar a história sem ogrande astro Goku. Akira Toriyama, ninguém menos que o criador desse universo, cogitou colocar outro personagem para enfrentar as ameaças que assombram o planeta Terra. Com informações do Fatos Desconhecidos.
Originalmente, Toriyama intitulou a sequência de Dragon Ball: Gohan"s Great Adventure. Ou seja, o protagonismo passaria de Goku para Gohan, seu primogênito. Era o desejo do autor focar mais no personagem. Infelizmente, sua ideia foi descartada e ele precisou encontrar uma forma de encaixar Goku na história novamente. Embora a saga Z tenha sido uma das melhores da franquia, ainda é lamentável saber que os autores não possuem liberdade criativa sobre as próprias obras.
Apenas para recapitular, Toriyama já revelou em uma entrevista o porquê de ter escolhido o nome Dragon Ball Z. Segundo ele, a ideia de colocar a letra Z era justamente para fazer referência ao fim da história. Sendo ela a última letra do alfabeto, parecia adequado. Isso porque, até o momento, ele tinha ficado sem ideia para continuar a história.
A franquia Dragon Ball
Dragon Ball Z marcou toda a geração infanto-juvenil da década de 1990. A influência do anime no ocidente foi tamanha que deixava várias pessoas grudadas na frente da televisão para não perder nenhum suspiro dos Guerreiros Z. Por isso, quando o mangá, e consequentemente a série animada, chegou ao fim, se instaurou um vazio na rotina de toda criança ou adolescente que acompanhavam. Em uma tentativa de sanar um pouco a abstinência, foi lançado logo em seguida o anime Dragon Ball GT.
A intenção foi boa, mas o resultado nem tanto. Embora hoje o programa seja mais aceito, na época, ele sofreu diversas críticas negativas. Principalmente, porque a história não fazia parte do cânone. Quando chegou ao fim, no ano seguinte, os fãs tiveram que se contentar com as reprises de temporadas passadas da série. Nada de Dragon Ball foi feito por anos. Até que, finalmente, para a felicidade de todos, em 2015, estreou Dragon Ball Super. Após o sucesso, o anime agora está em nova fase, com Dragon Ball Heroes.