A presença de gases no intestino indica que a região está saudável e bem controlada por bactérias responsáveis por extrair energia e vitaminas dos alimentos que consumidos. Todo o processo melhora a função gastrointestinal, favorece o sistema imunológico e a saúde como um todo.
Mesmo sabendo que os gases intestinais são sinais positivos, não podemos negar que, muitas vezes, eles causam desconfortos físicos e até mesmo sociais, já que, quando estamos em público, precisamos nos controlar para evitar sua liberação. Diante deste cenário você pode se perguntar: segurar o pum faz mal para a saúde.
Segurar gases: o que acontece com o corpo?
Apesar de ser desagradável soltar pum em público, não é preciso ter vergonha deste movimento do seu organismo, já que isso é, na verdade, um sinal de que você é saudável.
Por outro lado, é importante saber que segurar os gases não resulta em problemas sérios.
Segurar o pum pode causar desconforto, dores e distensão abdominal, que consiste em um inchaço incomum e volume aumentado na região da barriga.
Os incômodos não são graves e tendem a desaparecer assim que você permite a liberação dos gases.
Diariamente, eliminamos gases entre 5 a 10 vezes ao dia e alguns alimentos são capazes de provocar mais gases do que outros, como feijão, produtos lácteos, batata-doce, aveia, nozes, soja e trigo.
Se você percebe aumento na produção de flatulências, talvez deva controlar ou minimizar o consumo de comidas destes grupos.