Tayane Caldas, de 18 anos, teve o rosto tatuado pelo ex-namorado Gabriel Coelho, que não aceitou o fim do relacionamento. Agora, a jovem quer remover a tatuagem. Assim como ela, milhares de pessoas buscam centros de dermatologia e estética para retirar tatoos que não fazem mais sentido para elas.
Embora a remoção a laser seja largamente realizada desde os anos 90, continua gerando dúvidas e inseguranças nos pacientes. O dermatologista Abdo Salomão, membro da Sociedade brasileira de Dermatologia (SBD), explica como é feita a remoção.
"O laser vai clarear a tatuagem e desde a primeira sessão já é possível ver algum resultado. No geral, os protocolos podem ser feitos de seis a 10 sessões, com intervalos mensais, mas é importante pontuar que existem diversas variáveis, desde a natureza da tinta, a sua quantidade, o tipo de pele, as camadas da tatuagem (se for uma cobertura de uma anterior), cicatrizes pré-existentes, até sua profundidade".
No caso de Tayane, seria possível iniciar o procedimento mesmo com a tatuagem ainda em fase de cicatrização, como explica a Dra. Fernanda Berti Rocha Mendes, PhD e também médica dermatologista pela SBD.
"Não é o tempo que determina se será mais fácil ou difícil", afirma. "Quando tem aquele desbotamento facilita, mas o fato de ser recente não dificulta o processo. Às vezes, dependendo da tinta, depois de dois, três anos, a tatuagem está em perfeito estado."
É possível remover 100% a tatuagem?
É possível remover toda a tatuagem, mas o resultado depende de diversos fatores como idade da tatuagem, técnica e tipo de tinta utilizada. Contudo, em tatuagens coloridas, a remoção é mais difícil. Isso porque o laser possui mais afinidade pelos pigmentos escuros. Cores claras, como branco, amarelo e azul claro, costumam ser mais resistentes.
Remover a tatuagem dói?
O desconforto na remoção da tatoo existe, mas varia de paciente para paciente. Os especialistas explicam que utilizam anestésicos tópicos ou injetáveis para que o paciente se sinta mais confortável.
Procedimento deixa cicatriz?
Segundo os especialistas, é muito incomum que o paciente fique com uma cicatriz na região, a menos que ela já existisse antes da tatuagem.
Após o procedimento, os profissionais indicam produtos para a cicatrização entre outros cuidados necessários. como:
- evitar saunas, piscina e banheiras;
- após 48 horas, a área pode ser molhada mas não deve ser esfregada;
- uso de sabonete neutro.
- não expor a área ao sol
- e após a cicatrização, usar sempre fotoprotetor na região, para não manchar.