Moradores da região de Gippsland, no estado de Victoria, no sudoeste da Austrália, foram surpreendidos por enormes teias de aranha que se formaram após dias de intensa chuva. Em certa área, a teia chegou a cobrir mais de um quilômetro ao longo de uma estrada.
Em entrevista à BBC, especialistas afirmaram que os véus são criados por uma tática de sobrevivência conhecida como "balonismo". Trata-se de um mecanismo que grande parte das espécies de aranhas utilizam para migrar, jogando a teia para subir a lugares mais altos.
O curador sênior de insetos do Museums Victoria, Dr. Ken Walker, explicou ao jornal The Age que provavelmente milhões de aranhas haviam jogado fios nas árvores ao redor.
"As aranhas que vivem no solo precisam sair dele muito rapidamente", disse. "A seda se agarra e se fixa na vegetação e elas podem escapar".
Enchentes
Ainda em entrevista à BBC, a vereadora local Carolyn Crossley disse que tinha descido a um barranco de um lago na noite de segunda-feira (14) para verificar se havia danos causados pelas enchentes. Ao chegar lá, ela se deparou com a cena.
"Não foi assustador, foi lindo”, afirmou. “Tudo estava envolto nesta bela teia de aranha, em todas as árvores e cercas".
Amanda Traeger, que também vive na região onde a teia gigantesca surgiu, partilha do mesmo sentimento. Ela disse já ter visto isso antes, "mas nada quanto a isso" – "absolutamente deslumbrante".
As teias devem se desintegrar até o final desta semana. Moradores disseram que a paisagem foi boa de se ver depois das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
Confira as imagens da teia de aranhas: