Na manhã desta segunda-feira (23), a temperatura no Japão bateu recorde durante uma forte onda de calor que atinge o país nas últimas semanas. Os termômetros marcaram 41,1ºC na cidade de Kumagaya, próximo de Tóquio.
A maior temperatura tinha sido de 41ºC em Ekawasaki até então, na ilha de Shikoku, em 12 de agosto de 2013. As autoridades orientaram a população a ficar em casa e a usar ar condicionado.
Isso se deu por conta de dois sistemas persistentes de alta pressão que retiveram ar quente e úmido sobre a região, fazendo com que as temperaturas permanecessem elevadas nas últimos dias. Mais de 40 pessoas morreram nesse período no Japão, segundo informações da Associated Press. Em apenas um fim de semana prolongado, foram registradas 14 mortes.
A forte onda de calor atrapalha o trabalho das equipes que atuam na recuperação das áreas atingidas por fortes chuvas, que deixaram mais de 200 mortos na semana passada. Os militares e voluntários que ainda limpam a lama e os destroços das enchentes.
Entre maio e setembro do ano passado, 48 pessoas morreram devido ao calor, conforme a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres.