Uma tempestade de poeira atingiu o Iraque e deixou o céu com uma cor alaranjada, causando vários transtornos à população no fim de semana. Autoridades locais chegaram a informoar que 100 pessoas tiveram que ser hospitalizadas por conta de problemas respiratórios em algumas regiões. E alguns voo tiveram que ser cancelados diante da baixa visibilidade das aeronaves nas cidades de Bagdá e Najaf.
Informações dão conta de que os hospitais em Najaf atenderam 63 pacientes que apresentaram problemas respiratórios. A maioria foi liberada, em seguida, após a consulta médica e passarem bem. Já as outras 30 pessoas hospitalizadas são da província de Anbar, local em que boa parte do território é desértico, no Oeste do país.
O escritório meteorológico do Iraque esclareceu que o fenômeno climático deverá se tornar cada vez mais frequente, justamente por conta da seca, desertificação e também por conta da queda no volume de chuvas.
Diante disso, os especialistas alertam que tais fatores poderiam provocar um desastre social e econômico na região que já é marcada pela guerra e vulnerabilidade às mudanças climáticas. Vale ressaltar, também, que nos últimos anos foram registradas baixas precipitações e altas temperaturas recordes.