Teresina 170 anos: lugares que mudaram muito que fica difícil acreditar
- 4. Cemitério São José (1930 ou 40)
trecho da imagem é a Alameda Parnaíba, via da Zona Norte muito movimentada que dá acesso à Ponte Estaiada e à Avenida Dom Severino na Zona Leste.
- 4. Cemitério São José (1930 ou 40)
Até mais ou menos a década de 1930 ou 1940 o Cemitério São José não era totalmente murado. Pela sua natureza, durante a construção de Teresina já era previsto a sua fixação em local afastado da cidade. Teve boa parte de suas obras concluídas em 1854 faltando apenas a capela (Entregue em 1859) e outros detalhes. O temor de uma epidemia de cólera fez a Intendência Municipal se apropriar de terreno ao lado do Cemitério aumentando a sua extensão.
Consta que o muro e o antigo portão de madeira foram mal assentados e necessitavam de reparos constantes. Não se sabe ao certo, mas é provável que na imagem esteja sendo construído o muro da extensão do Cemitério (A legenda original diz que essa é a “primeira etapa da construção do muro”). Verifica-se ainda na fotografia várias casas ao fundo talvez dos bairros Matinha ou Vila Operária. (Foto: Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)