Teresina 170 anos: lugares que mudaram muito que fica difícil acreditar
- 6. Teresina (1934)
trecho da imagem é a Alameda Parnaíba, via da Zona Norte muito movimentada que dá acesso à Ponte Estaiada e à Avenida Dom Severino na Zona Leste.
- 6. Teresina (1934)
Aqui aparece uma vista aérea de Teresina datada de 1934. A região fotografada é a do Centro. Logo de cara se percebe a predominância daquilo que seriam as áreas verdes provenientes das copas das árvores (Daí a denominação antiga de “Cidade Verde” atribuída ao escritor maranhense Coelho Neto) e que as edificações mais altas da cidade nessa época eram as Igrejas do Amparo (Sem as torres pontiagudas que foram inseridas só mais tarde no Centenário, em 1952) e São Benedito.
A Praça Marechal Deodoro não possuía grades e nitidamente pode se ver os pequenos caminhos dentro dela que vão dar de encontro à Coluna do Saraiva. Essa imagem é impressionante, pois é uma das poucas que se aproximam muito do aspecto da velha Teresina Imperial imaginada por Saraiva e sua comitiva.
Prova disso é que todos os prédios do século XIX no sítio histórico da Bandeira estão presentes na foto incluindo os demolidos Fórum (Hoje Luxor Hotel) e Secretaria de Fazenda (Edifício das Repartições Fazendárias). É uma mostra que ainda na década de 1930 pouco da cidade tinha sido modificado. (Foto: Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)