Tinta de parede promete auxiliar no combate ao mosquito da dengue

A tecnologia feita na Espanha pela cientista Maria Pilar Mateo Herreri opera por meio de microcápsulas inseticidas de biopolímero, que são liberadas gradualmente após pinturas na parede.

Desenvolvimento de tinta de parede promete combater mosquito da dengue | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Foi desenvolvido uma tinta de parede inseticida, que promete ser um aparato para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha, o Aedes Aegypti.

A tecnologia feita na Espanha pela cientista Maria Pilar Mateo Herreri opera por meio de microcápsulas inseticidas de biopolímero, que são liberadas gradualmente após pinturas na parede. Assim, quando o mosquito pousa na superfície da tinta, ele morre.

Desenvolvimento de tinta de parede promete combater mosquito da dengue (Foto: Divulgação)A facilidade da invenção deixa de lado o uso de sprays no ar, e migram somente para o inseticida nas paredes.

O produto foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2020 e já é usado em mais de 100 países.

Segundo a Inesfly Brasil, fabricante da tinta no país, o produto é indicado para ambientes internos de casas, hospitais e prédios públicos. Após aplicar, é preciso esperar oito horas com o ambiente aberto e ventilado. A duração do inseticida é de até dois anos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES