A ciência trabalha para melhorar a vida dos homens. Mas já pensou um tratamento odontológico que permite que os dentes possam nascer mais de uma vez na boca? Um estudo divulgado pela Science Advances promete transformar a área dos cuidados da boca.
O experimento para lá de inovador foi desenvolvido por pesquisadores da Universidades de Kyoto Fukui, no Japão. Para que os dentes nasçam de novo, eles desenvolveram um sistema em que anticorpos monoclonais fazem o corpo trabalhar para "construir" novos dentes. A ideia é regenerar as estruturas bucais mesmo depois de adulto, evitando o uso de próteses e dentaduras.
No entanto, esse é um estudo ainda embrionário. Os testes em ratos apresentaram algumas bizarrices genéticas que não devem ser replicadas entre seres humanos. Para que os dentes cresçam, os cientistas fizeram um bloqueamento genético de um gene denominado USAG-1. Ele foi o responsável por induzir a proidução de dentes, fazendo com que ratos de laboratório regenerassem dentes perdidos.
Após os testes em ratos, os cientistas passaram a usar furões, mamíferos com dentição mais parecida com a de seres humanos. No decorrer dos testes será possível identificar se essa tecnologia deverá ou não entrar nos protocolos de consultórios odontológicos. Você teria coragem de fazer seus dentes crescerem novamente?
A verdade é que as pessoas não devem se esquivar de ter bons hábitos de higiene bucal. Escovar os dentes permite que os dentes fiquem mais tempo na boca. Cáries são os principais motivos que levam alguém a perder os dentes. Fique de olho na própria saúde e vá ao dentista pelo menos duas vezes ao ano..