Trezentas moedas de ouro da época do Império Romano são encontradas

Além das moedas, também foram encontrados dois objetos

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um vaso com 300 moedas de ouro da época do Império Romano foi encontrado em Como, no norte da Itália. O governo do país anunciou a descoberta do “tesouro” na última quarta-feira (5), em um excelente estado de conservação, durante escavações em um terreno do centro histórico da cidade, onde será construído um prédio.

Além das moedas, também foram encontrados outros dois objetos e mais uma barra de ouro do Império Romano . Todos eles são dos séculos 4 e 5 d.C e podem valer milhões de euros, como explicou a Superintendência para os Bens Culturais de Milão, que está localizada a 50 quilômetros de Como.

“Como foi fundada pelos romanos, então essas descobertas são naturais, mas esse pode ser um dos tesouros mais importantes já encontrados”, explicou Giencarlo Frigerio, presidente da Sociedade Arqueológica Comense.

Ele ainda disse que a ânfora, vaso antigo que abrigava as moedas, estava em uma área com residências privadas da nobreza e, assim, o objeto pode ter sido escondido para escapar de saques.

“Para mim, esse é um caso mais que excepcional, é um daqueles que marcam o percurso da história", Alberto Bonisoli, ministro dos Bens Culturais, também anunciou nesta segunda-feira (10).

Análises preliminares estimam que as moedas foram cunhadas durante três períodos diferentes: a era do imperador Honório (393-423), Valentiniano III (424-455) e Líbio Severo (461-465).


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES