
Esse pode não ser o diamante mais valioso do mundo. No entanto, poderia listar entre aqueles encontrados da maneira mais despretensiosa de que se tem notícia — caso houvesse lista para isso.
A turista Noreen Wredberg caminhava há 40 minutos com o marido pelo Parque Estadual Cratera dos Diamantes, quando avistou algo cintilante à altura do solo: "Não sabia que era um diamante, mas era limpo e brilhante, então peguei", contou a aposentada, em declaração ao site da agência Arkansas State Parks.
O casal levou a pequena descoberta até um centro de identificação local. Após análise da equipe, a dupla foi informada de que tinha em mãos um diamante amarelo dos grandes.

"O diamante da Sra. Wredberg pesa mais de quatro quilates e é mais ou menos do tamanho de uma bala, com formato de pêra e cor amarelo-limão", descreveu Caleb Howell, superintendente do parque.
A turista afortunada disse que não esperava um achado do tipo. Muito menos um "tão grande", avaliou.
Waymon Cox, porta-voz do parque, acredita que as chuvas recentes na região e a aragem do solo podem ter facilitado as coisas para Noreen: "Os diamantes são um tanto pesados para seu tamanho e não têm eletricidade estática, então a sujeira não gruda neles", explicou, "quando a chuva descobre um diamante maior e o sol aparece, a superfície reflexiva costuma ser fácil de ver."