Último da década: eclipse solar raro criará “anel de fogo” no Natal

O evento ocorre quando a Lua está distante da Terra em sua órbita.

| Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O dia de Natal será marcado por um raro eclipse solar que criará um anel de fogo no céu. O fenômeno será o último do tipo desta década, sendo visível em países do Oriente Médio, Ásia, Oceania e parte da África. As informações são do UOL.

O evento ocorre quando a Lua está distante da Terra em sua órbita. Como está menor por causa da distância, ela não consegue tampar o sol totalmente e, por causa disso, acaba sendo criado um "anel de fogo" ao redor da lua.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Dependendo da localidade, o eclipse do sol ocorrerá entre o dia 25 de dezembro e o dia 26 de dezembro. Neste Natal, a lua vai cobrir cerca de 97% do Sol, sobrando as beiradas, por onde escapará um pouco de luz para criar o anel.

O fenômeno será visível principalmente no Oriente Médio e Ásia - apenas pessoas no Catar, Emirados Árabes, Omã, sul da Índia, Sri Lanka, Indonésia, Singapura, Malásia e Guam vão ver o "anel de fogo". A duração do anel será de 3 minutos e 41 segundos, sendo preciso proteções para visualizá-lo, a fim de que a visão não seja prejudicada.

Para nós, brasileiros, existe a chance de ver o evento online. Alguns canais do YouTube alertam que vão fazer um stream ao vivo do eclipse enquanto ele passa pelo Oriente Médio e Ásia. No Brasil, um evento do tipo poderá ser visto no Norte do país apenas em 14 de outubro de 2023. Antes, o próximo eclipse solar ocorrerá em 21 de junho de 2020, também visto da África e Ásia.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES