Uma em cada sete crianças tem pressão elevada ou hipertensão, diz estudo

O estudo, realizado nos Estados Unidos, analisou os dados de 2.600 crianças entre 8 e 19 anos, e descobriu que 14% delas apresentavam pressão arterial elevada ou hipertensão

1 em cada 7 crianças nos EUA tem pressão alta ou hipertensão, segundo um estudo alarmante. | Google 1 em cada 7 crianças nos EUA tem pressão alta ou hipertensão, segundo um estudo alarmante. | Foto: Google
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Segundo um novo estudo divulgado pela "American Heart Association', veio à tona uma preocupação crescente: 1 em cada 7 crianças nos Estados Unidos apresentou pressão alta mais alta do que o normal. Essa descoberta surpreendeu muitos pais, já que a hipertensão costuma ser associada somente aos adultos, e não às crianças. 

Segundo Thomas Kimball, diretor de cardiologia do Children's Hospital New Orleans, a pressão alta em crianças é uma realidade séria. "Embora a hipertensão seja frequentemente vista como um problema adulto, suas raízes começam na infância, muitas vezes, impulsionadas por hábitos prejudiciais à saúde, como dieta inadequada e falta de exercícios", explica ele.

Uma em cada sete crianças tem pressão elevada ou hipertensão, diz estudo - Imagem 1

FORAM ANALISADAS MAIS DE 2.600 CRIANÇAS

Ele ainda destacou que essa conexão é muito conhecida na comunidade médica. A pesquisa que foi liderada por Ahlia Sekkarie, epidemiologista do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), sendo apresentada nas Hypertension Scientific Sessions da American Heart Association, em setembro de 2024. A equipe analisou os dados de 2.600 crianças entre 8 e 19 anos, e foi descoberto que 14% delas apresentavam pressão arterial elevada ou hipertensão.

ALARMANTE

Entre as crianças estudadas, 8,7% tinham pressão arterial elevada e 5,4% já estavam em níveis de hipertensão. Resultados esses que mostram um cenário alarmante, como explicou a pediatra Cherilyn Davis: "Esses números são um alerta para os pais, já que a pressão alta pode ter impactos graves na saúde a longo prazo se não for tratada."

Fatores que contribuem para a hipertensão infantil

A hipertensão em crianças pode ser causada por uma combinação de fatores. Dieta, falta de atividade física e obesidade são os principais vilões, de acordo com Vincent J. Gonzalez, cardiologista pediátrico. "Esses fatores modificáveis, juntamente com predisposições genéticas e algumas condições médicas, estão impulsionando essa tendência preocupante", afirmou Gonzalez. Ele ainda destacou que crianças com obesidade severa e meninos são mais propensos a desenvolver hipertensão do que as meninas.

CUIDADO COM A SAÚDE DAS CRIANÇAS

O maior problema da pressão alta é que ela raramente apresenta sintomas nas fases iniciais, o que dificulta o diagnóstico precoce. "A hipertensão é chamada de 'assassina silenciosa' por uma razão", comentou Alan Sing, codiretor de cardiologia do Children's Medical Center Plano. "A longo prazo, pode causar danos aos órgãos, como coração, rins, olhos e até o cérebro", afirma. Sing reforçou que, se uma criança for diagnosticada com pressão alta, os pais devem agir com seriedade para evitar complicações mais graves no futuro.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com