Para quem gosta de andar com unhas bonitas e tratadas, nada mais desagradável do que ficar com uma infecção conhecida como micose de unha. O clima quente pode contribuir para seu aparecimento, mas alguns cuidados podem e devem ser necessários para evitar o problema. Afinal, ninguém quer ter essa preocupação com as unhas.
A cor amarelada pode ser um dos indícios de micose, mas há outros que também podem acarretar o problema. Há quem associe a infecção ao uso excessivo de esmaltes porque deixa as unhas amareladas, mas nada comprovado.
Existem três tipos de micose. A Sociedade Brasileira de Dermatologia define cada uma delas.
O importante para saber se você tem o problema é ficar atento a alguns sinais. Segundo a dermatologista Dra. Mariana Chiminazzo há outros aspectos que devem ser observados. “Alguns sintomas comuns são o aumento na fragilidade das unhas".
Cuidados
Ter alguns cuidados pode evitar a infecção, segundo ela."A umidade e a alta temperatura de locais como banheiros, chuveiros e piscinas favorecem muito a micose, que costuma atacar as unhas dos pés e das mãos", explica.
E mais procure evitar calçar sapatos fechados no calor, utilizar chuveiros compartilhados ou andar descalço em pisos públicos. Tudo isso pode favorecer o aparecimento da micose de unha.
Mas o principal é procurar um profissional especializado assim que os sinais forem percebidos. Ele indicará o melhor tratamento.