Autoridades de vida selvagem da Califórnia estão caçando um enorme urso-negro que ronda casas na região leste do estado, e há cerca de sete meses aterroriza moradores. Apelidado localmente de Hank the Tank (Hank, o Tanque), o animal tem 225 kg e já foi tema de pelo menos 150 ligações de habitantes da região do lago Tahoe para serviços de emergência.
Segundo registro do Departamento de Vida Selvagem da Califórnia, o urso invadiu ao menos 28 casas e destruiu propriedade alheia em pelo menos outros cinco casos.
Até o momento, há apenas um caso registrado de ataque direto a humanos — em outubro, uma mulher foi arranhada nos braços e barriga, após surpreender Hank invadindo a cozinha.
Os especialistas colocam a culpa na comida. Segundo um comunicado, Hank é "severamente habituado à comida", e por isso perdeu o medo de humanos. Não demorou para o urso entender que as casas são fonte quase certa de comida, e as invade constantemente.
Ataques mais ousados do tipo são mais comuns quando ursos entram no período chamado de hiperfagia, quando comem sem qualquer descanso, se preparando para o período de hibernação.
Um vídeo divulgado pela ONG Bear League mostrou como Hank age.
O principal motivo divulgado para considerar a morte de Hank, é o fato de ursos adultos não se adaptarem bem ao cativeiro, quase sempre sofrendo de severo estresse e de doenças mentais.
Para impedir a morte de Hank, organizações locais buscam um possível santuário para ursos, que possa receber o animal.
Mas salvar Hank é também vencer burocracias chatas — enviar um urso-negro para outro estado demanda uma série de autorizações — e avaliações comportamentais difíceis.
Há alguns meses, os tratadores tentaram utilizar técnicas comportamentais para ensinar o urso a procurar comida em outros locais, mas as invasões continuaram.
E aí chegamos ao momento atual: Hank entrou na lista de mais procurados do departamento. A situação é considerada tão séria, que os pesquisadores estudam sacrificar o enorme urso.