Se quem utiliza óculos deve ter cuidado quanto à sua utilização e manuseamento durante a pandemia Covid-19, de forma a evitar possíveis contágios, então quem usa lentes de contacto tem de ter cuidados redobrados. As Ópticas Conselheiros da Visão e um oftalmologista trazem-lhe algumas boas práticas de forma a minimizar riscos. As informações são do Notícias ao Minuto Pt.
Um dos erros mais comuns é esfregar os olhos, o que deve ser evitado. Sabendo que pode ser difícil contrariar este hábito natural, é importante ter consciência que ao evitá-lo estamos a proteger a córnea e a diminuir o risco de infeção. Assim, se sentir vontade de esfregar ou mexer nos olhos, ou até de ajustar os óculos, use um lenço de papel em vez dos dedos.
Óculos – um veículo forte para a contaminação da Covid-19
Quem usa óculos deve estar alerta para o perigo acrescido de contágio, uma vez que estes podem ser um grande foco de contaminação.
Conforme o oftalmologista, César Ronaldo Filho, os óculos precisam ser higienizados sempre que forem retirados da face e ao serem colocados também, pois ficam perto dos olhos, que é uma área de fácil penetração do vírus.
"Óculos são uma barreira a mais que impede que o vírus chegue até os olhos. De certa forma é uma proteção, mas é fundamental mantê-los higienizados. Recomendo que todas as vezes em que for retirá-los e colocá-los faça a higiene do objeto", orienta Ronaldo.
Como Lavar
A limpeza deve ser feita com água e sabão. "Com as mãos limpas, faça um enxágue das lentes na torneira, pois esse processo ajuda aretirar o excesso de poeira que pode riscar as lentes na hora da lavagem. Água quente não deve ser usada para lavar óculos, pois danifica o revestimento das lentes. Depois aplique sabão neuto, de preferência o amarelo, nas lentes e enxágue", explica.
Não use jamais locão hidratante, shampoo e sabonete líquido para a limpeza, esses produtos contem álcool na composição. Ao contrário de outros objetos, o álcool não é o mais indicado para higienizar os óculos, pois pode danificar o material da armação e os tratamentos das lentes.
Lentes de contacto – cuidados de higiene redobrados
A Sociedade Americana de Oftalmologia é mais rigorosa neste período e recomenda que as pessoas deixem de usar as lentes para evitar o coronavírus. Mas a Sociedade Brasileira de Oftalmologia em seu site não acha necessário abandonar o uso.
Antes de colocar as lentes de contacto deve lavar as mãos com água e sabão, no mínimo, durante 20 segundos. Certifique-se de que não ficam vestígios de perfumes ou cremes - se este tipo de produtos entrar em contacto com as suas lentes, pode provocar irritação nos olhos e/ou visão turva. Se usa maquilhagem, aplique-a depois de colocar as lentes e vice-versa – as lentes devem ser tiradas antes de remover a maquilhagem. Enquanto usa as lentes e de forma a evitar o contágio desta doença, ou mesmo outras infeções, existem alguns passos que deve cumprir:
- Nunca utilize as lentes de contacto por um tempo superior ao recomendado pelo seu especialista da visão. Utilize apenas gotas ou outros produtos oculares prescritos pelo seu especialista da visão.
- Alguns produtos de venda livre não são compatíveis com o uso de lentes de contacto.
- Não durma com as lentes de contacto colocadas, a não ser que tenham sido prescritas para esse fim… a probabilidade de causar infeções oculares graves é maior. Quando estamos de olhos fechados, as lágrimas não fornecem aos olhos a quantidade necessária de oxigénio, fazendo com que as lentes fiquem secas e se colem aos olhos.
- Retire as lentes de contacto antes de tomar banho, nadar ou qualquer atividade em que possa entrar água nos seus olhos.
- Utilize óculos de sol com proteção total contra os raios ultravioleta ou um chapéu com pala/abas enquanto estiver ao sol. Apesar de algumas lentes já apresentarem proteção contra os raios UV, podem deixar os olhos mais sensíveis à luz.
- Respeite a regra 20-20-20 quando passa muito tempo em frente a ecrãs digitais. A cada 20 minutos olhe para um objeto a 20 pés (6,1 metros) durante 20 segundos - é uma boa solução para reduzir a fadiga ocular.
"A melhor prevenção ao corona e aos demias vírus do trato respiratório é a boa higiene. Em épocas como essa devemos manter a higiene mais acirrda", reforça o médico.