O Telescópio Espacial Hubble da NASA produziu sua maior imagem de mosaico da galáxia Triangulum (M33). Esta imagem abrange 14.500 anos-luz. O Triangulum parece ter emergido desde os tempos em que interagiu pouco com outras galáxias, mantendo uma espiral organizada organizada e muito material para produzir novas estrelas.
Os astrônomos investigarão o impacto da alta densidade da taxa de formação de estrelas do Triangulum enquanto examinam a enorme quantidade de dados coletados pelo Hubble. Estas características contraditórias - um passado tranquilo associado à vigorosa formação estelar - fazem do Triangulum um membro fascinante do Grupo Local, proporcionando comparações e contrastes importantes com a Via Láctea e com o nosso vizinho mais massivo, Andrómeda.
Este mosaico foi criado a partir de imagens obtidas pela Advanced Camera for Surveys (ACS) do Hubble entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018. A imagem panorâmica será apresentada no 233º encontro da American Astronomical Society em Seattle, Washington.