Veja os últimos diálogos dos pilotos antes de um desastre aéreo - VASP - VOO 168

Ouça os últimos diálogos dos pilotos antes de um desastre aéreo - VASP - VOO 168

Slide 9 de 12

VASP - VOO 168

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Voo VASP 168 foi um acidente aéreo ocorrido em 8 de junho de 1982, quando um Boeing 727-200 com destino a Fortaleza se chocou contra a Serra da Aratanha, próximo de Pacatuba (na Região Metropolitana de Fortaleza), Ceará. Todos os 137 ocupantes do Boeing morreram na colisão, sendo esse o 4º mais grave acidente da aviação comercial brasileira, superado em 29 de setembro de 2006 pelo acidente com o Voo Gol 1907, que matou todos os 154 ocupantes, pelo acidente em 17 de julho de 2007 com o Voo TAM 3054 que matou ao todo 199 pessoas inclusive algumas em terra e, por fim, pelo Voo Air France 447, que caiu próximo ao arquipélago de São Pedro e São Paulo, na madrugada de 1 de Junhode 2009, matando ao todo 228 pessoas. 

Na lista de passageiros havia duas pessoas que não embarcaram naquele voo por chegarem atrasados. São eles Ivan Dionízio da Cruz e Adão Borges Ferreira.

O comandante pediu para deixar o nível de cruzeiro a aproximadamente 253 km de Fortaleza, quando pelas cartas de navegação utilizadas para a aproximação ao Aeroporto Pinto Martins deveria fazê-lo a 159 km. Tanto o controle de tráfego quanto o seu auxiliar não questionaram o motivo de descer tão longe. Ao estabilizar na altitude autorizada pelo tráfego, já dava para ver as luzes da capital cearense. Foi quando o co-piloto disse: "Não tem uns morrotes aí na frente?". Nesse momento, o Boeing da Vasp sobrevoava a região de Pacatuba. Seis alarmes soaram na cabine, mas o piloto os ignorou, às 02h53, o Boeing se chocou contra a Serra de Aratanha sem deixar sobreviventes.

Entre as vítimas conhecidas estava Edson Queiroz, empresário cearense proprietário de um grupo empresarial com atuação em vários estados brasileiros (Grupo Edson Queiroz), e do Sistema Verdes Mares, que detinha a TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na capital cearense, além de emissoras de rádio no Ceará e em outros estados.

Tópicos
SEÇÕES