Os planetas Vênus e Júpiter estavam se aproximando no céu desde o início do mês de junho e terá o seu ápice na noite desta terça-feira (30). Será possível ver os planetas a uma distância menor do que “um dedo se você apontá-lo para o céu”. O fenômeno não significa que os planetas estão se aproximando de fato, mas apenas da forma com ambos são vistos da perpesctiva da Terra.
De acordo com a NASA, a Agência Espacial Norte-Americana, o fenômeno poderá ser visto durante no momento em que o sol se põe é preciso olhar para o oeste. O melhor horário para ver os planetas é no pôr-do-sol. “Entre o início do crepúsculo, às 18h, até as 20h, será o melhor horário para observar”, diz uma pesquisadora.
A pesquisadora explica que o fenômeno se dá pela troca de posições dos planetas no horizonte. “O que se vê atualmente é Vênus mais perto do horizonte, logo após o pôr do sol e mais acima Júpiter. Nos dias que se seguem após a máxima aproximação, Júpiter é que estará mais perto do horizonte e Vênus mais acima”, detalha.
O Observatório Nacional também informa que o fenômeno deve durar até o mês de julho. Porém, a configuração do céu deve mudar. De acordo com informações do órgão, o encontro entre Vênus e Júpiter acontece, em média, a cada dois anos.