Vídeo flagra meteoro explodindo no céu da Austrália; assista

Caso ocorreu na última terça-feira (28).

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na última terça-feira (28/08), os moradores da cidade de Perth, na Austrália, ficaram muito assustados depois de testemunharem uma bola de fogo no céu. Os bombeiros começaram a receber desesperadamente ligações sobre o acontecimento.

Enquanto as pessoas não sabiam o que era aquilo, surgiram muitas discussões e hipóteses mirabolantes sobre o fenômeno, até o momento em que o Observatório de Perth informou que um meteoro tinha atingido a atmosfera terrestre.

Rosena Cox, uma das moradoras da região, disse o seguinte: "Eu acabei de ouvir esse enorme estrondo, soou como uma explosão e eu apenas pensei 'que diabos foi isso' porque era tão intenso". Ela afirmou à rádio ABC Perth que achava que um avião tivesse caído.

Assista ao vídeo:

Especialistas da Universidade Curtin estão tentando descobrir se o meteoro chegou a cair no solo australiano. O presidente da Desert Fireball Network (instituição australiana que investiga esse tipo de fenômeno), Phil Bland, disse à rádio que as primeiras observações indicam que existem chances do objeto ter chegado ao solo.

"Era excepcionalmente brilhante, então deve ter sido um grande objeto, então isso é realmente emocionante. A outra coisa é que as pessoas relataram booms sonoros, e você só consegue isso se passa pela atmosfera baixa na atmosfera, o que é um sinal muito bom", afirmou Phil Bland.

Para Blabd, a maioria dos meteoros viaja tão rápido que acabam queimando antes de chegar ao solo. Quando atingem o chão, estão com 2 a 3 por cento do seu tamanho total. Mas caso um meteoro permaneça intacto ao atravessar a atmosfera, ele terá que ser relativamente grande e precisará viajar com menos velocidade.

"A velocidade média no topo da atmosfera é de 17 quilômetros por segundo - se desceu para cerca de 4, provavelmente sobreviveu. Ouvir booms sonoros é realmente um grande negócio. Isso significa que ele caiu muito baixo e estava indo, do nosso ponto de vista, relativamente lento" afirmou Bland.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES