O biólogo marinho Enrique Ostale foi premiado com uma aparição impressionante. O homem presenciou o exato momento em que um barco pesqueiro de atum capturou um peixe-lua gigante na Costa Mediterrânea de Ceuta.
O peixe-lua mamute - uma espécie classificada como vulnerável e não consumida na Europa - tinha 3,2 metros de comprimento e 2,9 metros de largura, disse Enrique Ostale à agência Reuters na quinta-feira (14), um achado recorde para a área onde, devido às marés e padrões migratórios do peixe-lua, a espécie em si não é rara.
Vídeo!
Mas o peixe em questão era pesado demais para a balança de uma tonelada, que quase quebrou com seu peso, disse Ostale, que chefia o Laboratório de Biologia Marinha da Universidade de Sevilha, no enclave espanhol de Ceuta.
"Olhando para outros estudos e comparando os tamanhos, ele devia pesar umas duas toneladas", disse.
O peixe foi isolado inicialmente em uma câmara subaquática anexada ao barco antes de ser içado a bordo por um guindaste, onde permaneceu por alguns minutos enquanto Ostale e seus colegas biólogos faziam medições, fotos e retiravam amostras de DNA.