A vista do deck do Porto das Barcas, que recentemente passou por uma ampla reforma, permite uma visão privilegiada do pôr do sol sob o Rio Igaraçu, que separa Parnaíba da localidade de Ilha Grande de Santa Isabel, litoral do Piauí. No registro da jornalista Cinthia Lages é possível ver o encantamento provocado pelas luzes no espelho d’água.
A reforma que incluiu o deck e o Ponto da Cultura/Museu do Mar deram uma “cara” nova para o já conhecido ponto turístico de Parnaíba. Além disso, os espaços receberam novas pinturas e readequações arquitetônicas, fruto de um incessante trabalho da arquiteta Patrícia Mendes, da Secretaria Cultura do Piauí (Secult).
Os espaços ganharam instalações confortáveis e com cuidados especiais quanto a iluminação, valorizando a localização privilegiada dos equipamentos públicos. O espaço está pronto para receber exposições, além de aulas de arte, música e dança. O ateliê e restaurante também passaram por importantes adequações.
O local foi transformado positivamente, valorizando um pedaço importante da história do Piauí. Isso porque o Porto das Barcas era um importante corredor comercial da região, e é praticamente o primeiro ponto de urbanização da antiga Vila de São João da Parnaíba, que posteriormente foi municipalizada com o nome que leva hoje.
Atualmente o Porto das Barcas conta com lojas de artesanato, restaurantes, bares e sorveteria, além de empresas de turismo que realizam passeios pelo Delta, que incluem conhecer as ilhas, afluentes da região e a revoada dos guarás. O conjunto arquitetônico completo conta com 200.000 m² e é administrado pelo Governo do Estado do Piauí.
Como era o espaço antes
O Porto das Barcas estava com estrutura abandonada e sem reformas. A readequação foi fundamental para a autoestima do povo parnaibano.