Você sabia que a pitomba cura insônia e restaura o sistema nervoso?

E então, vale ou não correr atrás dessa fruta maravilhosa?

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Vamos falar neste post de uma fruta muito especial. Ela tem várias propriedades terapêuticas.

Conheça algumas delas:

  1. É um fruto bastante comum na América Central.
  2. Alivia o estresse
  3. Fortalece a imunidade do corpo, pois é rica em ferro, fósforo e outras substâncias.
  4. Está sendo estudado a todo vapor por pesquisadores da região, especialmente porque tem grande fama de ser poderosa contra o câncer, inclusive mais potente que a graviola.
  5. Suas folhas ajudam no combate ao vício do cigarro.
  6. Trata distúrbios do sono como a insônia, pois contém grande quantidade do aminoácido triptofano, essencial para restaurar o sistema nervoso.

De qual fruta estamos falando? Do mamoncillo (nome científico: Melicoccus bijugatus), também conhecido como lima-espanhola, papamundo, huaya, limoncillo, guaym ou pitomba. O mamoncillo é bastante consumido em países da América Central e do Sul, como Nicarágua, Colômbia e Venezuela.

A fruta ainda não é muito comum aqui no Brasil, mas pode ser encontrada na Região Norte do país. Na Nicarágua, por exemplo, moem-se as suas sementes para eliminar vermes e parasitas O fato é que a fruta é alvo de estudos intensos, porque  os cientistas querem provar que o mamoncillo é capaz de curar o câncer.

Para o nutricionista Yaksic Ramiro Gonzales, suas propriedades favorecem pessoas com câncer porque a fruta contém nutrientes que inibem as células cancerosas, ou seja, não deixe que elas se espalhem.

Outros benefícios da pitomba:

– Impede a proliferação de vírus e bactérias

– Protege a imunidade da mulher grávida, graças ao seu ácido orgânico

– Ajuda no tratamento de epilépticos

– Combate doenças nos rins

– Cura infecções urinárias

– Regulariza o aparelho digestivo

– Trata infecções nos brônquios

– Acaba com febre alta

– Combate gripes e resfriados

Além disso, ela possui vitaminas B1, B3, B6 e B12 e quantidades consideráveis de sais minerais, aminoácidos e ácidos gordos insaturados, como oleico e linoleico.

E então, vale ou não correr atrás dessa fruta maravilhosa? Vale sim! Precisamos popularizá-la no Brasil e incentivar seu plantio. Afinal, ela é um verdadeiro remédio natural e, com certeza, poderá contribuir muito para a saúde dos brasileiros.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES