Mesmo quando há lubrificação natural da mulher, a relação sexual pode ser desconfortável. Isso acontece porque a secura vaginal não é a única causa de dor associada ao coito. As informações são do Vix.
Outro motivo frequente de incômodo é a dispareunia, termo que a Clínica Mayo define da seguinte maneira: dor genital persistente ou recorrente e que pode surgir antes, durante ou depois da relação sexual.
Como evitar dores durante o sexo
A origem deste desconforto pode ser tanto física quanto emocional.
Veja alguns dos possíveis motivos:
1. Diminuía o estresse
Você pode achar que o estresse afeta apenas o seu humor, mas na verdade também faz com que os músculos do assoalho pélvico fiquem tensos, o que leva a dificuldades na penetração.
2. Ajuste a intensidade do sexo
Às vezes, é difícil se dar conta de que o atrito está muito forte, o que pode causar lesões, traumas e irritação.
3. Certifique-se de que a saúde está em dia
A dor geralmente é um sintoma, e neste caso pode estar relacionada a alguma infecção na área genital ou no trato urinário. Também pode ser um eczema, problema de pele que causa inflamação.
4. Respeite o tempo de recuperação de doenças e cirurgias
A dor pode aparecer por causa da cicatrização de uma cirurgia pélvica ou em decorrência de tratamentos como radioterapia e quimioterapia.
5. Investigue ações dos medicamentos
O uso de alguns antidepressivos, medicamentos para pressão alta, sedativos e anti-histamínicos pode diminuir o desejo sexual e a excitação que causam menos lubrificação. Para identificar o problema, é indispensável consultar um médico.