Adulto


Atualizado em

Ejaculação precoce: Descubra o que é, por que acontece e como tratar

A ejaculação precoce atinge cerca de 30% a 40% dos homens no mundo e pode acontecer de maneiras diferentes. Mas é controlável. Veja como.

Entendendo a ejaculação precoce

A Sociedade Internacional de Medicina Sexual define ejaculação precoce como a “ejaculação que sempre ou quase sempre ocorre antes ou cerca de um minuto após a penetração vaginal; e com consequências pessoais negativas como insatisfação, incômodo, frustração e/ou o desinteresse na intimidade sexual”.

Não há consenso entre especialistas sobre a duração do sexo mínima para classificar um homem como ejaculador precoce, mas todos concordam que a definição mais prática e eficaz de um cara que sofre desse problema passa por três características: não conseguir controlar a ejaculação por tempo suficiente para satisfazer sua parceira ou parceiro, o tempo curto até a ejaculação e se sentir insatisfeito com o ato sexual.

Pode acontecer de várias formas, sendo as três abaixo as mais comuns.

Na ejaculação precoce primária, o cara goza rápido desde sempre, em todas as relações que já teve – e pode ser antes da penetração ou logo após.

Já na ejaculação precoce secundária, um cara sem questões no sexo começa a gozar rápido demais devido a algum fator ou doença que cause isso: problemas de relacionamento, psicológicos, etc.

A terceira forma – e a mais comum – é a ejaculação precoce de ocorrência ocasional, que não deve ser encarada como algo psicopatológico. É apenas uma variação normal no desempenho sexual.