Adulto


Atualizado em

Evite problemas: 5 itens que não substituem o lubrificante no sexo

Existem diversos produtos que costumam ser usados como lubrificantes, mas nem todos são apropriados

O sexo sem lubrificação pode ser doloroso tanto para a mulher quanto para o homem, além de causar ardência. Após a relação sexual, é comum que a mulher sinta um grande desconforto na vagina e na região do baixo ventre, popularmente conhecida como barriga. Isso ocorre porque o canal vaginal não passou pelo alongamento necessário, o que é estimulado durante as preliminares. 

Existem diversos produtos que costumam ser usados como lubrificantes, mas nem todos são apropriados. Pensando nisso, o site Vila Mulher listou cinco itens frequentemente utilizados durante o ato sexual, esclarecendo se eles devem ou não ser aplicados na hora H.

1 – Saliva 

A saliva é viscosa, mas não desliza o suficiente para substituir lubrificantes artificiais. Além disso, facilita a ‘entrada’ para transmissão de doenças;

2 – Creme corporal

Usar hidratantes na região intima é completamente prejudicial à saúde, pois causa inchaço e irritação generalizada.

3 – Óleo de coco e manteiga 

Apesar do óleo de coco ser conhecido como altamente nutritivo e hidratante, não deve ser utilizado na hora H. Por ser um óleo contém substâncias que podem interferir no látex da camisinha deixando os parceiros suscetíveis a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

4 - Vaselina

“É uma substância bastante escorregadia. Mas, não deve ser usada para melhorar a lubrificação íntima, já que sua base é de petróleo e pode causar infecções”, evidencia Carla Cecarello.

5 - Manteiga

Não é indicado utilizar produtos comestíveis na região íntima, pois pode causar infecções e alergia.