Adulto


Atualizado em

Fantasias sexuais: Descubra quais são as mais comuns, segundo especialistas

Especialistas explicam que ter fantasias sexuais é algo natural, que estimula a criatividade e pode ajudar no desenvolvimento dos relacionamentos

1. Fantasias sexuais e fetiches são a mesma coisa?

Não. Segundo Carmita Abdo, fundadora e coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex), do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, o fetiche é uma coisa fixa e acontece de forma repetitiva, enquanto a fantasia acontece como um incremento para a relação, para explorar a criatividade.

Segundo ela, o fetiche condiciona a atividade sexual a algo que gere a excitação, seja um objeto, uma roupa, um local, etc. Por outro lado, a fantasia sexual é livre e varia de acordo com os desejos do indivíduo, podendo variar conforme a ocasião.

"Fantasias sexuais são pensamentos, ideias, em relação ao comportamento sexual. Algo novo que você possa colocar em prática ou não na relação, apenas imaginar. Pode ser, também, o sentido literal da palavras, algo que você veste, um comportamento específico", explica a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello.

Slide 1 de 4