A apresentadora e dançarina Carla Perez fez uma pergunta curiosa à sexóloga Laura Muller em uma edição do programa Altas Horas (TV Globo). A eterna "loira do Tchan" questionou a prática inusitada que é adotada após o sexo por algumas mulheres. Entenda:
"Olha, eu recebi uma mensagem também, da minha amiga Regina", brincou Perez, em referência às diversas pessoas da plateia que relacionam suas perguntas a terceiros. "É verdade que depois que as pessoas fazem sexo é bom secar a vagina com secador de cabelo?", indagou.
Laura e a plateia riram diante do questionamento a respeito da prática que, segundo Carla, foi divulgada na internet. "Se fosse antes [do sexo], eu diria que é para esquentar a relação, mas depois?", insistiu.
Laura respondeu à pergunta inédita com recomendações médicas de o que fazer após o sexo. "A mulher tem de ir ao banheiro fazer xixi, é uma boa dica para evitar cistite ou infecção urinária. Tem de lavar com o sabonete, que pode ser o íntimo ou outro que ela preferir, e secar com uma toalha. Agora, eu não entendi qual seria a função do secador. Talvez seja para ficar bem sequinho, como secar o pé?", finalizou a especialista.
O ginecologista Humberto Tindó, do Hospital Quinta D’Or, explica que usar secador de cabelo na vagina tem como objetivo deixá-la mais seca e, assim, reduzir o número de doenças genitais, como a candidíase.
Apesar disso, o ideal é realizar a ação após a lavagem íntima, e não depois do sexo, conforme disse Carla Perez.
"Não há comprovação da eficácia dessa medida, mas de alguma forma ela funcionava na antiguidade e hoje é repetida", explica o especialista.
Riscos
Usar o aparelho pode ser bom pois a secura evita a proliferação de fungos, que gostam de ambientes úmidos, mas ainda assim podem haver infecções por outros fatores.
Apesar de ter certa eficácia, a técnica não é indicada porque pode resultar em queimaduras e fragilizar demais o ambiente vaginal, que requer um pouco de umidade para se manter saudável. "A melhor recomendação é buscar um ginecologista e secar a vagina com secador somente se ele indicar", explica o médico.