Caso esteja enfrentando dificuldades para adormecer, a prática de relações sexuais pode ser uma alternativa eficaz para alcançar uma noite de sono desejada. Conforme estudo conduzido pelo especialista em sono Michele Lastella, envolver-se em atividade sexual antes de deitar-se é um fator chave para uma noite de descanso de qualidade. Contudo, o nível de satisfação no sono está relacionado diretamente à obtenção do orgasmo e à satisfação de ambos os parceiros.
segundo uma pesquisa da austrália
Na pesquisa, realizada com 460 adultos com idades entre 18 e 70 anos, Lastella, pesquisador da Universidade Central Queensland, na Austrália, concluiu que muitas pessoas enfrentam grande dificuldade em "desligar-se" antes de dormir. Entretanto, 64% dos participantes indicaram ter uma qualidade de sono superior após manterem relações sexuais com um parceiro e alcançarem o orgasmo.
"Há evidências claras de que substituir o tempo em frente às telas por momentos de 'brincadeiras' pode ser vantajoso. Durante a relação sexual, você não está preocupado com as tarefas do dia seguinte, nem utilizando o celular. Isso o mantém distraído", declarou o pesquisador ao portal australiano Adelaide Now.
Outro estudo, desta vez conduzido pela Oxford Economics em conjunto com o Centro Nacional para Pesquisa Social, no Reino Unido, indicou que uma noite de sono restauradora e sexo de qualidade têm um impacto maior no bem-estar em comparação ao fator financeiro.
"Um sono adequado é o principal responsável por uma vida melhor", afirmaram os pesquisadores. Os participantes que se consideravam mais felizes também relataram uma maior satisfação com sua vida sexual.
Coquetel bioquímico
Além de ser uma forma de distração, o efeito "sonífero" provocado pelo sexo está relacionado à liberação de um 'coquetel bioquímico' pelo corpo durante e após a atividade.
O baixo nível de estresse, aliado à sensação de intimidade, causada pela ocitocina, e à euforia, gerada pela liberação de endorfinas, gera um efeito tranquilizante que favorece o sono.
A atividade sexual também aciona outras mudanças que promovem um sono de qualidade. Nas mulheres, ocorre um aumento na produção de estrogênio, o que otimiza o ciclo REM e proporciona um sono mais profundo. Já nos homens, há uma maior liberação de prolactina, hormônio intimamente ligado à sensação de cansaço.