Entretenimento


Atualizado em

Após 2 anos, Festival de Violeiros começa nesta sexta-feira, 9, em Teresina

Festival será realizado nesta sexta-feira e sábado, a partir das 19h, no Teatro de Arena, na Praça da Bandeira.

O Festival de Violeiros do Norte e Nordeste chega a sua 47ª edição e acontecerá nesta sexta (09) e sábado (10), com apresentações gratuitas, a partir das 19h, no Teatro de Arena, localizado na Praça da Bandeira, Centro de Teresina. O evento vai reunir grandes artistas da cultura do repente e do cordel durante os dois dias.

Após dois anos de interrupção por conta da pandemia da Covid-19, o Festival retorna ao seu público homenageando dois pilares de toda a sua história: Seu João Claudino (in memoriam) e Pedro Mendes Ribeiro, como reconhecimento e agradecimento a valiosa contribuição que eles sempre fizeram para a arte e cultura popular nordestina.

Festival realizado em edições anteriores (Divulgação)

Resgate da literatura de cordel

Coordenador do evento, Pedro Mendes Ribeiro destaca a relevância do Festival de Violeiros para a cultura em âmbito internacional. "É uma contribuição à cultura internacional e não apenas ao Brasil e ao Piauí, pois foi o primeiro Festival de Violeiros Norte Nordeste feito em Teresina, sob a nossa direção, que resgatou no mundo a literatura de cordel que estava morrendo. É aí que ressurge o improviso, que renasce para o mundo essa cultura fantástica que haverá de continuar por séculos", disse.

Promovido pela Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí e a Casa do Cantador, o Festival de Violeiros faz parte da programação oficial do calendário cultural de Teresina. De caráter não competitivo, o evento viabiliza a participação de todos os violeiros, cordelistas e repentistas inscritos, além dos convidados especiais, o que possibilita a descoberta de novos talentos para a arte do repente.

Desdobra-se o festival em uma grande feira de vendas de produtos culturais, tais como: CDs, DVDs, folhetos de cordel, revistas culturais, livros de cordel e de pesquisa sobre a Literatura de Cordel, o espaço também oferece barracas de artesanatos e culinárias típicas.

A Associação dos Violeiros e Poetas Populares do Piauí mantém a Casa do Cantador, local onde são hospedados os violeiros e repentistas inscritos no festival. A casa oferece livre acesso durante todo o ano para pesquisa de estudantes (de todos os níveis), professores e dos próprios pesquisadores da Literatura de Cordel, no Estado, no Brasil e no exterior.

Além da grande procura desses segmentos, atesta-se a importância do repente, por se tratar de verdadeira criação dos espíritos e de uma riqueza do patrimônio artístico cultural. Na 47ª edição, o Festival de Violeiros do Norte e Nordeste firma-se, cada vez mais, como um marco importante da identidade cultural do Piauí e do Nordeste.