As olheiras são alterações causadas pelo acúmulo de melanina (pigmento que dá cor à pele) na região das pálpebras, somada a microcirculação local que causa o escurecimento da região.
Elas podem ficar mais acentuada em situações de estresse, como noites mal dormidas, o que torna o escurecimento ainda mais evidente, pois os vasos sangüíneos se dilatam quando a pessoa está cansada. Nas mulheres, as olheiras costumam aparecer ou aumentar durante o período menstrual, e são mais frequentes em pessoas de pele morena - que fabrica maior quantidade de melanina.
Dependendo do tipo da olheira, um dermatologista pode indicar como cada caso deve ser tratado. Cuidados e rituais para cuidar da sua pele Especial traz dicas sobre maquiagem A opção terapêutica através do Photoderm - um sistema a laser que utiliza luz pulsada de alta energia - não remove o tecido e nem prejudica a pele da região, agindo somente sobre o pigmento.
Além disso, a ação estimula a derme a formar um novo colágeno, aumentando o tônus da pele e fazendo com que fique mais bonita e jovem. O tratamento com cremes ou medicamentos de uso local com substâncias calmantes e clareadoras pode trazer ótimos resultados para amenizar o problema.
Algumas dicas caseiras também ajudam. Para atenuar as marcas, aplique compressas geladas de camomila e use corretivo para disfarçar.