Entretenimento


Atualizado em

Arraiá da Casarão Culturá aquece a tradição junina em Amarante

O espaço está aberto à visitação agendada de acordo com os cuidados sanitários recomendados

Tradição dos folguedos e Orgulho LGBTQIA+, comemorados neste mês de junho, estão presentes no Arraiá da Casarão Culturá, que acontece na sexta-feira (18), às 18h  na Casarão Cultural, Rua das Flores, no município de Amarante-PI.

 A turma de dança infantil e a trupe bixanikas, ações desenvolvidas na Casarão, vão apresentar-se  ao lado de atrações como a quadrilha Sarrupiá e o show de Joe Santos. Sorteios, rifas, brincadeiras, prendas e outras surpresas vão atiçar a fogueira.

Ensaio das apresentações na Casarão Cultural de Amarante  (fotos: Vicente Vince) 

Enquanto as crianças ensaiam o cavalo piancó, as adolescentes se envolvem com a quadrilha e as Bixanikas estão trabalhando num hit que enaltece a comunidade LGBTQIA+: “Passamos o carnaval juntando tora de pau pra queimar na fronteira pra subir nosso astral. Pintosas e bonitas afastamos o mal desse patriarcado e sua falsa moral.” Este é um trecho do refrão pleno de deboche que vai garantir a alegria da festança.

ATIVIDADES CULTURAIS 

A Casarão Cultural abriga diversas atividades culturais, biblioteca (de livros e vídeos), galeria de artes visuais, salas/aulas de dança, LIBRAS, teatro, acrobacia (tecido), residências artísticas, loja de souvenirs e um hostel para visitantes que forem encantar-se com deleites amarantinos e das redondezas. 

VISITAS AGENDADAS 

O espaço está aberto à visitação agendada de acordo com os cuidados sanitários recomendados. As aulas  e residências artísticas ocorrem de forma remota e presencial, bem como as exposições e outras proposições. Um dos projetos de destaque do espaço chama-se Bixanikas, trupe de truques, closes e corres ilimitades contra o patriarcado.

NOVO HIT                

Sem aglomerar, a Casarão promove eventos online que vão garantir a folia junina. Paulo Gomes, Vicente de Paula e Negro Val dão vazão ao projeto Bixanikas, nome do grupo de experimentos cênicos e musicais da Casarão, que já produziu marchinhas, sambas, funks, paródias e breves esquetes apresentadas nas Live no instagram da @acasaraocultural.

Ensaio das apresentações na Casarão Cultural de Amarante  (fotos: Vicente Vince) 

Depois do carnaval, o trio foca agora no arraial e afirma que já está se preparando para o natal. Uau! O compromisso das artistas  na luta contra a LGBTfobia se reforça nas letras e posicionamentos políticos/artísticos das Bixanikas.

 “Nascimento da festa” é uma música junina que visibiliza a cena LGBTQIA+ no contexto das quadrilhas e festas populares: “A rainha caipira é uma drag bem bonita, as noivas são sapatão e o padre da festa é um boy em transição”, são versos entoados pela trupe.

O trio de artistas busca dialogar com diferentes vulnerabilidades da sociedade e pautam combater violência através do debate sobre inclusão, gênero, sexualidade, raça em articulação com projetos pautados em emancipação econômica e social através de ações artísticas.

EXPOSIÇÕES 

Seguindo todas as medidas de segurança e saúde pública necessárias, a Casarão já realizou exposições, lives com diversos artistas, aulas abertas de dança na Rua das Flores e o festival Sankofa em parceria com o Encrespa Amarante.