Arte e Fest


Atualizado em

Acervo Musical resgata trilha sonora sobre futebol neste sábado, 25

Produção valoriza conteúdos preservados com a memória da comunicação pública no país

A TV Brasil apresenta performances artísticas históricas associadas ao futebol na edição do Acervo Musical deste sábado (25), às 21h. O programa, disponível no EBC Play, revisita conteúdos que marcaram época a partir do material preservado pelos veículos públicos.

Francis Hime (Foto Acervo TV Brasil)

A produção entra em campo com um time de craques da música para abordar essa paixão nacional. O esporte mais popular do país inspirou filmes, livros e, claro, canções interpretadas por astros como Neguinho da Beija-Flor, Jorge Ben Jor, Francis Hime e Zé Renato.

Os apresentadores Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira aproveitam para recordar informações sobre as composições e analisar a importância de letras e melodias inesquecíveis para a cena cultural. O público também fica sabendo de fatos curiosos que envolvem a arte e o mundo da bola.

A proposta é tornar acessíveis obras que se popularizaram pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no vasto acervo conservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca da Rádio MEC e da Rádio Nacional.

O sucesso "O Campeão", hit do cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor, virou um hino do futebol, unindo as torcidas. Em 1984, a extinta TVE/RJ preparou um especial com o sambista que soltou a voz para a alegria dos torcedores de todos os times. O cântico se tornou frequente nos estádios.

A discórdia entre o músico Jorge Ben Jor e o jogador João Batista de Sales, conhecido como Fio Maravilha, está na pauta. A história da canção de 1972 que desencadeou essa divergência é lembrada no programa que traz show do artista no Festival de Verão do Guarujá, exibido pela TVE/RJ, em 1981.

Nessa edição do programa Acervo Musical, o telespectador relembra ainda apresentações de personalidades como Francis Hime com "Maracanã", em 1998; Zé Renato com "1 a 0", em 1997; e Quarteto em Cy com "O Futebol", na década de 1990. As performances foram gravadas pela TVE/RJ.

Sobre a série

Canções que estão na memória afetiva do público ganham uma nova janela na TV Brasil com a pré-estreia da série Acervo Musical, produção que recorda trilhas sonoras que marcaram época com análise e descontração.

O programa resgata obras que se popularizaram pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no vasto conteúdo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.

A cada episódio, os apresentadores Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira aproveitam um tema para revisitar o acervo da comunicação pública e trazer à tona lembranças que fizeram história. A dupla traz gravações raras, destaca informações sobre as canções e analisa a importância para a cena cultural de obras inesquecíveis.

A nova produção realizada pela TV Brasil é exibida aos sábados, em horário nobre, às 21h. O Acervo Musical tem janela alternativa na programação da emissora pública exibição na madrugada de sexta-feira para sábado, às 4h.

As edições anteriores podem ser assistidas na íntegra na página do programa no site da emissora pública em http://tvbrasil.ebc.com.br/acervomusical. Esse conteúdo também pode ser visto no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Ficha Técnica

Apresentação: Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira

Direção: Enio Puello

Pesquisa e roteiro: Rafael Tavares

Produção Executiva: Socorro Cardoso

Produção: Cissa Ramalho

Apoio à Produção: Almir Duborel

Serviço

Acervo Musical – sábado, dia 25/4, às 21h, na TV Brasil

Acervo Musical – sexta-feira, dia 1/5, para sábado, dia 2/5, às 4h, na TV Brasil

Acervo Musical – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br