“A Ilusória Geometria da Insanidade”, primeiro livro de poesia do escritor piauiense Acilino Madeira será lançado nesta quinta, 28, às 19h, na livraria Entrelivros. Na ocasião, haverá também o lançamento do documentário “Tudo Tem Viola”, gravado por Cristiano Oliveira.
Natural de São Félix do Piauí e radicado na Paraíba, o economista, filósofo, escritor, poeta e compositor Acilino Madeira abre o livro com “Um poema fora da curva” e explica que o título tem tudo a ver com a realidade atual do Brasil e do mundo e relata que a humanidade vive momentos conturbados e insano.
Com poemas ilustrados por Amaral, Acilino já publicou outras obras, como o livro de contos “Nos Confins da Missão”, em 2007 e no ano seguinte, trouxe ao público o livro de ensaios antropológicos “Monarquia de Sedução”. Mas a poesia sempre esteve presente em sua vida. Fez letras de música para muitos cantores e sempre fez seus poemas mais livres, subjetivos, intimista e que estimulado por seu editor Gustavo Felicíssimo agora estreia com livro de poesia. “Este livro, o título diz tudo sobre o tempo atual, com insanidades política, social”, diz Acilino, enfatizando que neste livro, o Piauí está muito presente e cita por exemplo poema sobre Esperança Garcia. O autor também retrata sua saudade de Teresina, com seu sol de inverno, traz lembranças e memórias de H. Dobal, do Cine Royal, da Igreja da Vermelha.
O livro, segundo o editor Gustavo Felicíssimo, a obra do escritor, letrista e poeta Acilino é para ser lido lentamente, atento às mensagens de cada verso.
Junto com o lançamento do livro, o músico paraibano Cristiano Oliveira brinda o público com o DVD Tudo Tem Viola, um documentário rico, com música, história e depoimentos. Ele mostra a importância da viola na musicalidade brasileira.
Para Cristiano, a viola está presente em todos os gêneros musicais. “Encontramos a viola na música popular, no repente e cordel. É um instrumento usado para acompanhar qualquer gênero, desde os populares até os mais sofisticados”, diz, enfatizando que o DVD é um documentário sobre viola urbana nos dias de hoje, em que traz a linguagem rural, na viola caipira e trafega à vida urbana, a viola usada como instrumento solo. “Mostramos a presença da viola no jazz, no samba, no blues e em todos os gêneros”, diz Cristiano.
Em Teresina, Acilino e Cristiano, acompanhado de Solange Leal, também vão fazer lançamento e apresentar o evento lítero-musical Tinindo e Trincando, nos dias 29 e 30.