A Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST) levou mais uma vez o artesanato piauiense para participar da 20ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEART), que acontece no Centro de Produções de Pernambuco (Cecon), em Olinda. O evento iniciou dia 3 e vai até dia 14 de julho e reúne diferentes criações artesanais do Brasil e do mundo.
“Desta vez, a Semest levou a arte santeira como destaque e os nossos stands estão sendo bastante visitados e valorizados, e é um prazer poder contribuir e ver o nosso artesanato sendo reconhecido mundialmente”, ressaltou a diretora técnica da Semest, Jurema Veras, que esteve auxiliando os artesãos durante o evento.
A Feneart tem como objeto valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local. Desta vez, o Piauí está sendo representado por 13 artesãos, enaltecendo a arte santeira, culinária piauiense e bonecas de pano. A Semest se destaca nessa edição com a presença do Mestre Expedito, que é uma figura de renome internacional da arte santeira.
O secretário da Semest, Ricardo Bandeira, destacou a importância de mostrar o artesanato piauiense nacionalmente. “Já é a quinta vez que a Semest leva nossos artesãos e seus trabalhos para esse evento e o objetivo é espalhar a belíssima arte que temos em nosso estado. O alcance tem sido de grandes proporções e os resultados são sempre muito gratificantes”, concluiu o secretário.
Durante toda a programação, a feira recebe visitas de importantes profissionais e interessados nas obras expostas. Além do artesanato, o evento conta com projetos sustentáveis, espaços infantis, oficinas, desfiles de moda, rodada de negócios, praça de alimentação, apresentações culturais e galeria de reciclados.