Nesta sexta-feira (25) o Projeto 6ª às 6 irá apresentar a proposição “Autopoiese”, da artista da dança Amanda Oliveira. A apresentação será às 18h, na Casa da Cultura, com entrada é franca. Em sua proposição, Amanda dá ao intérprete a autonomia de criar através de um jogo de improviso, experimentando no corpo a imagem e investigação da improvisação em dança, sendo assim um laboratório em tempo real, criando o agora.
“Os intérpretes irão usar a escuta, o estado de alerta e a prontidão, a eficiência, a criação de cena e a complementação de cena como ferramenta. O improviso vai ser o produto final do projeto. A ideia é que os intérpretes sejam ao mesmo tempo produtor e produto, sendo a improvisação um acontecimento que se elabora no ato.”, explica a artista.
Amanda visitou o termo “autopoiesis” que originou-se na literatura da biologia em 1974, num artigo publicado por Varela, Maturana e Uribe, que define os “seres vivos como sistemas que produzem continuamente a si mesmos”. Para exercer a autopoiesis, os intérpretes recorrem a cinco elementos aqui propostos: corpo, luz, som, acasos e escolhas.
Autopoiese é a próxima edição do Projeto 6ª às 6 do Balé da Cidade de Teresina mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina, que tem como objetivo propor criações, interações, debates e abrir espaço para os artistas como forma de fazer parte da dança na cidade. Além disso, usamos o espaço para a divulgação do trabalho do Balé da Cidade, a aproximação e a formação de público, com a apresentação de processos artísticos criados em poucos encontros e que ocupam os espaços da Casa da Cultura.
O projeto surgiu em 2014 e de lá pra cá vem se repensando e se atualizando e a cada ano volta com algo novo, mais maduro, sendo um dos nossos projetos mais longevos, importantes e necessários, pois se alimenta e se afetada com cada edição, trazendo frescor.
Sobre a Companhia
O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança Contemporânea que vem atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações públicas, conversas e formação continuada.
O Balé da Cidade de Teresina conta atualmente com 18 membros e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina através da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e ensaios de Carla Fonseca.