O espetáculo “O Código das Borboletas”, coreografado pelo carioca Rafael Gomes para o Balé da Cidade de Teresina, segue em revoada em sua temporada de estreia. As apresentações acontecem nesse final de semana, 18 e 19 de maio, no Parque Potycabana. É gratuito!
O processo para a criação do espetáculo teve início em setembro do ano passado quando Rafael, a convite do Balé da Cidade, veio a Teresina realizar uma residência de criação artística. Dessa residência nasceu “O Código das Borboletas”. Agora ele retorna para os ensaios finais e a temporada de estreia.
“A pesquisa iniciou com um processo bem simples de descoberta de gestos individuais e bem específicos de cada bailarino, e assim, organizando vários códigos gerados da generosidade da personalidades desses grandes artistas”, explica o carioca.
O Código das Borboletas cria uma comunidade que tem sua comunicação própria, que coabita esse tempo/espaço como uma metáfora do viver junto, criando um comum que precisamos ocupar na vida para criar sentidos e dançar outras narrativas. Nasce das cores e do movimento de revoada das borboletas, com suas trajetórias sinuosas e estado de espírito selvagem. A interação entre os corpos, os movimentos singulares, tudo faz parte dessa comunidade que se relaciona e se move a seu tempo.
Sobre o coreógrafo
Rafael Gomes é graduado no Centro de Dança Rio e foi membro do Balé Jovem do Rio de Janeiro. Fez intercambio no Washington Ballet, passou pela Companhia de Dança Deborah Colker, foi solista na São Paulo Companhia de Dança e no Die Movimentos Festwochen der Autostadt na Alemanha e Tanz Bozen na Itália. Foi bailarino na Göteborgs Operans Danskompani. Como coreógrafo atuou na São Paulo Companhia de Dança, Grupo Divinadança, Vídeo performances, Desfiles de moda, Museus e catálogos. Atualmente, coreógrafo convidado do Balé Cidade de Campina Grande no Brasil. Seguindo a linguagem contemporânea teatral desenvolve seus workshops por todas as escolas e companhias do país.