Arte e Fest


Atualizado em

Cia. Equilíbrio estreia Lendário Piauiense

Espetáculo será apresentado no dia 31 de maio, no Teatro João Paulo II

O espetáculo Lendário Piauiense, da Cia. Equilíbrio, traz através da cultura popular a riqueza da dança piauiense. São nove lendas que ganham vida em um trabalho de beleza e magia. Tudo isso poderá ser conferido no dia 31 de maio, às 19h, no Teatro João Paulo II, iniciando uma turnê de apresentações que abrange o período junino e seguirá até o mês de agosto nas comemorações do folclore.

Lendário Piauiense (Foto: Gerson Carvalho)

As lendas, que compõem o imaginário da cultura popular do Piauí, são apresentadas de forma criativa e se entrelaçam com os costumes e sotaques da região, através de uma dramaturgia que costura a história de cada uma em forma de poesias, danças e músicas, dando uma nova interpretação e fomentando o conhecimento do folclore local. “A Companhia Equilíbrio entende que o reconhecimento do folclore como patrimônio da cultura do Piauí é uma forma de fortalecer as nossas raízes culturais, valorizando-as como parte fundamental da identidade do que é ser daqui”, diz Luís Carlos Vale, coreógrafo e diretor da Companhia.

Lendário Piauiense (Foto: Gerson Carvalho)

Segundo ele, com o espetáculo o público brinca, se diverte e aprecia a beleza das tradições, aprendendo mais sobre as manifestações populares que compõem o universo local. Onde o Bumba Meu Boi se encontra com o Reisado, passeia nas danças como o pagode do Mimbó, Cavalo Piancó, cantando e dançando a Num se Pode, a Porca do Dente de Ouro, a Pedra Velha, o Pé de Garrafa, Visagem no escuro do interior. “Reconhecendo o nosso jeito de ser e quem disse que no Piauí não tem índios? Vamos conhecer as tribos dos Acaraós, Pimenteiras e Potys e as lendas dos índios Miridam e Zabelê”, diz.

A Cia Equilíbrio é conhecida pelos seus trabalhos que misturam a dança com outras linguagens como o teatro, circo e músicas. As canções são criadas especialmente para seus espetáculos.

Na direção geral e coreográfica: Luís Carlos Vale, que conta ainda com apoio de Alex. Direção de elenco: Michelle Soussí, concepção: Valdemar Santos, iluminador e sonoplasta: Ricardo Ramires, trilha sonora: Gerson Madeira, músicas: Banda Os Olivêra, cenários: Rodrigo Anderson, figurinos: Aurení Oliveira, poesias: Dôga Olivêra.

O elenco é formado por artistas de diferentes linguagens. São eles: Michelle Soussí, Erika Rodrigues, Marta Maria, Samya Kallyne, Luellen Victoria, Rayssa Lorrana, Jéssica Pissika, Maria Miriam, João Paulo, Breda Pinheiro, Diego Eloi, Jerson Costa e Thais Neres.

Além de Teresina, a Companhia Equilíbrio irá se apresentar com o espetáculo Lendário Piauiense em alguns municípios. Entre as cidades já confirmadas estão Campo Maior, Monsenhor Gil, Amarante e Bom Jesus, podendo acontecer em teatros e também em praças públicas, nas festas juninas e folclóricas do Piauí.

O encerramento da turnê será no dia 22 de agosto, no Teatro Torquato Neto. A data é significativa. Neste dia, o Congresso Nacional Brasileiro oficializou, em 1965, que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. (Por Liliane Pedrosa)