Arte e Fest


Atualizado em

Concertos Matinais 2019 retoma programação neste domingo (24)

Grupo Tremembones se apresenta, às 11h, com entrada gratuita

O projeto Concertos Matinais do Palácio da Música de Teresina já está consolidado na agenda cultural da cidade, entrando na programação cultural dos domingos das famílias piauienses. Em 2019, ele retorna à ativa neste domingo (24), às 11h da manhã, com a apresentação do grupo Tremembones. A entrada é grátis.

O Tremembones é um grupo piauiense de música instrumental, formado por um quarteto de trombones acompanhado por uma bateria/percussão, que iniciou suas atividades em 2017 e buscou a origem do seu nome nos primeiros habitantes do Piauí, a tribo indígena Tremembé que habitava o litoral e deixou seu legado histórico e cultural. Vem desenvolvendo um trabalho camerístico de divulgação do trombone, apresentando um repertório que abrange do erudito ao popular, com muitos arranjos exclusivos, além de arranjos de grandes nomes da música e do trombone nacional e mundial.

No domingo (24), o grupo apresenta o projeto “Boca no Trombone”, um concerto didático de 50 minutos, onde é apresentado, além de um repertório que enfatiza o instrumento com suas características e possibilidade sonoras, uma exposição didática sobre sua origem e evolução, bem como as possibilidades de repertório, estudos e também uma abordagem sobre atuação profissional os trombonistas e dos músicos de sopro e percussão de modo geral no cenário musical.

O projeto Concertos Matinais ocorre em quase todos os domingos do ano, sempre às 11h da manhã, com entrada franca, e tem como objetivo levar apresentações musicais de qualidade à população, que passeiam do erudito ao popular. Seu palco é o Palácio da Música de Teresina, instituição mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. A casa fica localizada no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, N° 1241, Centro, local onde funcionou o antigo Mercado do Cajueiro.

A edição 2019 eleva o valor da premiação, passa a contemplar três livros e a contar com o Apoio Institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), aproximando cada vez mais a comunidade unida pelo idioma português