O Ministério da Cidadania divulgou, no Diário Oficial da União, a lista de inscrições habilitadas a participar do Prêmio Culturas Populares 2019 – Edição Teixeirinha. Este ano, serão destinados R$ 5 milhões para 250 iniciativas que visam fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e tradicional de todo o Brasil. Cada um dos premiados vai receber R$ 20 mil.
Do Piauí, na categoria pessoa física, Antonio Fabricio Araújo Rocha (Parnaíba), Domingos Rodrigues Nunes (Miguel Alves), Evaiston Rodrigues de Sousa Leite (Oeiras), José Pascoal de Araújo Pereira (Teresina), Maria do Socorro da Silva (Batalha) e Vilmar Borges Leal (Teresina). Como pessoa jurídica foram habilitados o Grupo Cultural Junino Luar do Sertão (Teresina), Associação Cultural Esportiva e Recreativa Mutiró (José de Freitas) e Organização Ponto de Equilíbrio – OPEC (Teresina).
Para a diretora de Promoção da Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Renata de Medeiros, a edição surpreendeu pelo número de iniciativas inscritas. “O edital de Culturas Populares 2019 – Edição Teixeirinha, mais uma vez foi um sucesso. Em tão pouco tempo de inscrições, conseguimos alcançar um número expressivo de inscrições, que contemplam toda a diversidade de todas as regiões do nosso Brasil. O próximo passo será avaliar essas iniciativas habilitadas e conceder o reconhecimento e a premiação dessa riqueza de expressões culturais que nós temos nesse País”, afirma.
No total, foram habilitadas 1.345 inscrições de mestres e mestras de cultura popular e 312 de pessoas jurídicas sem fins lucrativos com finalidade ou natureza cultural. A Região Nordeste concentrou a maior parte dos inscritos: 594 mestres e 128 organizações. Na sequência vieram o Sudeste (382/97), o Norte (209/24), o Sul (96/38) e o Centro-Oeste (64/25).
Os candidatos com inscrições inabilitadas podem recorrer à Comissão Técnica de Habilitação, no prazo de cinco dias corridos, a partir da segunda-feira (9).