Arte e Fest


Atualizado em

Grupo Cordão de Dança leva espetáculo a Portugal

Grupo também se apresenta no período de 18 a 21 de março, na Casa da Cultura de Teresina

O Cordão Grupo de Dança completa 14 anos de existência, e para comemorar essa conquista que representa aos alunos e professores do projeto muito trabalho e dedicação a arte, eles agora estão desenvolvendo uma nova ação.

Em 2019, o trabalho ‘Corpo-Cordão’ traz como mola propulsora a vivência em coletividade, dando passagem a performances dos integrantes que experimentam novas possibilidades, outros modos de existir. “Vida e dança atravessam-se mutuamente, a ponto de nos levar a dançarmos vivendo ou vivermos dançando, ou melhor, cuidando do movimento de nosso corpo, entendendo que sem ele não há vida, cuidando do modo como nos relacionamos com o mundo, cuidando uns dos outros”, define Roberto Freitas, diretor do grupo e idealizador do projeto.

E a iniciativa que começou dentro da Escola Municipal Professor João Porfírio de Lima Cordão está tomando proporções que só enche de orgulho todos os envolvidos. No mês de abril, o grupo irá se apresentar durante evento que acontece além-mar.  “O Corpo~Cordão alça voos mais altos e mais longos, atravessa o Atlântico e pousa no I Encontro Piauí Portugal, que será realizado de 21 a 25 de abril, em Lisboa. E com isso continua propondo as relações entre vida, corpo e movimento para pessoas, crianças, jovens e adultos nas mais diversas frentes, teresinenses, piauienses, brasileiras e do mundo”, diz.

O diferencial, segundo Roberto, é que, além das apresentação, o CorpoCordão cada vez mais se propõe a conversar, a estabelecer diálogos entre corpos e instituições que conectam a arte à educação e a pensamentos de inclusão, ou seja, à potencialização do próprio viver, por meio da troca de experiências entre corpos e mundo.

Dentro dessa mesma perspectiva de trabalho, nos dias 04 e 05 de abril, estará sendo lançado em Brasília o livro ‘Arte, Educação e Inclusão: 10 anos de Cordão Grupo de Dança’, de autoria de Roberto Freitas e Flavio Brebis. Trata-se de uma edição bilíngue (português/inglês) com 246 páginas ilustradas que conta a trajetória do grupo de jovens que encontraram na dança um caminho de busca de transformação de suas vidas por meio da arte e da educação. “Esse trabalho traz um pensamento de arte-educação que, aliado a um forte conceito de inclusão, vem revolucionando o ensino na Rede Pública Municipal de Teresina”, ressalta Freitas.

Quem quiser ver de perto o resultado do projeto e do espetáculo antes da apresentação do I Encontro Piauí Portugal, ele estará em cartaz de 18 a 21 de março, 19h, na Casa da Cultura de Teresina.

Lembrando que concepção e coordenação de pesquisa: Roberto Freitas; intérpretes: Agda Nascimento, Beatriz Lima, Laryssa Oliveira, Raian Santos e José Nascimento (convidado). Trilha sonora original: Mateus Vilarindo e Kayo Arruda; concepção de Iluminação: Roberto Freitas e José Nascimento; projeto gráfico e figurinos: Tupy Neto; confecção de figurinos: Regina Mendes. (Por Liliane Pedrosa)