Direto do Ceará, o grupo Manada Teatro se apresenta em Teresina hoje, das 14h às 17h, na Casa da Cultura, com o espetáculo “Aquelas”. No domingo, o grupo estará em Parnaíba, no Teatro do Sesc Avenida.
“Aquelas” remonta à história de Maria de Bil, uma santa popular da cidade de Várzea Alegre (CE), que foi assassinada em 1926 pelo seu companheiro e transformada em mártir, até hoje é ícone de devoção do povo da região.
Em “Aquelas”, que mistura a história da santa com pessoalidades das intérpretes, o público é convidado a participar do preparo de um indigesto jantar envolvendo facas, carne, sangue e outros elementos, oferecidos à mesa com os corpos das próprias atrizes/performers. Uma encenação delicada e cruel que apresenta, por meio de quadros performativos, um caleidoscópio das diversas formas de violência.
O grupo Manada Teatro é formado por artistas de Fortaleza e do Cariri, com trajetórias de mais de 20 anos de teatro e motivados pelo desejo de se reencontrar e de se juntar enquanto criadores.
O grupo vive seus processos criativos entre as duas regiões do Ceará. Forte, pungente, atravessando a geografia espacial e humana do fazer teatro, essa Manada segue e,m uma estética que beira o risco.