Primeiro longa-metragem de Wagner Moura na direção, o aguardado “Marighella” chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de maio. O filme, que já percorreu 30 festivais em seis continentes, traz no elenco Seu Jorge, no papel-título, Adriana Esteves, Ana Paula Bouzas, Bruno Gagliasso, Bella Camero, Herson Capri, Humberto Carrão, Jorge Paz e Luiz Carlos Vasconcelos.
O longa-metragem conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lucio, policial que o rotula de inimigo público nº 1. Quando o cerco se fecha, o próprio Marighella é emboscado e morto - mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens guerrilheiros, que persistem na revolução.
Lançado no Festival de Berlim com ótimas críticas e sob calorosos aplausos em fevereiro de 2019, o longa já conquistou os troféus de Melhor Ator para Seu Jorge nos festivais da Índia, em Goa, e de Bari, na Itália, e teve ótima repercussão nas prestigiosas mostras de Hong Kong, Sydney, Santiago, Atenas e Cairo, entre outras.
O filme tem produção da O2 Filmes e coprodução da Globo Filmes e Maria da Fé. A distribuição é da Paris Filmes e da Downtown Filmes. A O2 é a única produtora brasileira cinco vezes indicada ao Oscar e está por trás de mais de 30 longas-metragens e mais de 30 séries para TV, acumulando prêmios nacionais e internacionais. Com Wagner Moura, já realizaram filmes como “VIPs”, “A Busca”, “Trash” -- e agora o épico “Marighella”.