Arte e Fest


Atualizado em

Projeto Oxum do Norte será lançado hoje

Artista e ativista LuRebordosa Leite construiu nova marca ‘Lagoas do Norte pra quem?’, que será mostrada hoje

Nesta sexta-feira, 14, na zona norte de Teresina, será lançado o projeto ‘Oxum do Norte’ com exposição de Imagens do fotógrafo Sergio Caddah, performance de Luzia Amélia e um desfile inovador de camisetas criadas pela artista e ativista LuRebordosa Leite. Tudo acontece na casa de dona Davina, que fica localizada na Av. Boa Esperança, nº 4895.

O projeto ‘Oxum do Norte’ corresponde a um conjunto de ações artísticas de múltiplas linguagens que recorrem ao imaginário da população ribeirinha para expor a condição dos moradores do local e entorno, com relação a construção do Lagos do Norte. Há moradores que, segundo a organização da ação, se sentem desrespeitados com a especulação imobiliária e as mudanças que ocorreram como a retirada de residências da região. Vem ai mais uma etapa.

De acordo com a organização do evento, a ideia é chamar a atenção das autoridades para a situação, mostrando como a retirada das casas, vai afetar mais famílias.“Sensibilizados pelo clamor desta população ribeirinha que historicamente vem sendo esquecida e desconsiderada pelo poder público municipal, decidimos recorrer ao imaginário e empregar a arte para advertir e conscientizar a população e os meios de comunicação do que verdadeiramente está acontecendo com a implementação do projeto Lagoas do Norte. Compreendemos que essas 3000 famílias do Bairro Boa Esperança e bairros adjacentes são parte essencial da memória e identidade de nossa cidade, elas e seus antepassados guardam as memórias coletivas de Teresina”, diz a coreógrafa Luzia Amélia.

Sérgio Caddah

Oxum do Norte atuará criando imagens para a cidade de Teresina, fortalecendo laços significativos de sua memória cultural e ainda criando polos de aprendizagem e construção de conhecimento para a nova geração residente na zona norte e nos bairros circunvizinhos. É um projeto que nasce da parceria entre artistas e moradores da Zona Norte. Esses artistas vem construindo ao longo de suas trajetórias histórias de comprometimento com as questões culturais e identitárias de Teresina:  Luzia Amélia, bailarina, coreógrafa, ativista e Sergio Caddah, fotógrafo de projeção nacional. O projeto tem a orientação de Lucia Maria e Raimundo Pereira (Novinho) e produção de Lucia Maria e LuRebordosa Leite.

A artista e ativista LuRebordosa Leite construiu uma nova marca ‘Lagoas do Norte pra quem?’ que será mostrada hoje. Sergio Caddah apresentará imagens e da performance Oxum do Norte que está sendo organizada juntamente com um minidocumentário para futura exposição nacional. Luzia Amélia dançará Oxum, orixá cultuada na Umbanda e no Candomblé. Considerada a rainha da água doce, a dona dos rios e cachoeiras, ela representa o poder do feminino e a sabedoria dos ancestrais. “É esse poder que a comunidade da Zona Norte ameaçada de despejo por parte da prefeitura de Teresina, recorre para que os possa livrar. A intenção dos moradores do bairro Boa Esperança é que o projeto aconteça durante todo o ano de 2020 com palestras, ministrada pelos moradores locais, oficinas de dança, fotografia, percussão, arte urbana, exposição e espetáculo de dança contemporânea”, finaliza Luzia.