Até o dia 31 de julho, a produção técnica da Orquestra Sinfônica de Teresina, estará recebendo ofícios das escolas de toda a capital piauiense, solicitando concerto da mesma em seus espaços. Se trata do projeto Orquestra Nas Escolas, que vem marcando presença e mudando as rotinas escolares desde 2014.
Os ofícios podem ser enviados para o e-mail [email protected] , ou deixados pessoalmente no Palácio da Música, localizado à Rua Santa Luzia, n° 1241 – Centro. No assunto, deve ser colocada a especificação: Solicitação da Orquestra dentro do projeto ORQUESTRA NAS ESCOLAS.
As solicitações devem ser enviadas ainda no mês de julho, pois em agosto, a equipe dará início às visitas técnicas para verificar se a escola tem estrutura para receber a orquestra, como tamanho que comporte os músicos e um espaço protegido da chuva e do sol.
A solicitação e os pré-requisitos atendidos de acordo com as necessidades não garantem a presença da OST ainda neste ano nas escolas, visto que será de acordo com a agenda do grupo. Mas já será feito um pré-agendamento das mesmas para 2020. As apresentações serão realizadas em outubro, sempre às 15h.
O “OST nas Escolas” foi realizado pela primeira vez em 2014. A ideia é levar um concerto didático até as crianças, estabelecendo uma dinâmica com os alunos por meio da apresentação de um repertório que mescla música clássica, popular, infantil e de filmes, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conhecer os instrumentos e interagir com o maestro e os músicos.
Os alunos chegam às escolas para mais um dia de aula e acabam assistindo a uma apresentação exclusiva de uma orquestra sinfônica, enriquecendo o currículo escolar com lições sobre música erudita, aprendendo sobre os diferentes instrumentos e vendo de perto, a maior parte deles pela primeira vez, uma orquestra tocar.
A OST é mantida pela Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina com a ajuda da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Desde a sua criação, em 1993, a Orquestra se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de grandes compositores populares, para a grandiosidade do som sinfônico, com a finalidade de desenvolver um trabalho artístico-educacional, promovendo apresentações em teatros, colégios e praças.