Nos dias agitados de Teresina, que como qualquer outra cidade, falta tempo para contemplar o que a cidade tem a mostrar à sua população em termos de beleza. Falta tempo para contemplar e ouvir o canto dos pássaros e como presente à população da capital, os biólogos Mateus Silva e Paulo Auricchio reuniram fotografias de vários amigos no livro “Aves de Teresina”, um presente de encher os olhos.
O projeto iniciou com o trabalho de conclusão de curso de Mateus Silva. “Em meu TCC, desenvolvi um levantamento (censo) sobre as aves que existem dentro das zonas urbanas de Teresina. Com as espécies registradas durante os trabalhos de campo, Paulo sugeriu que eu transformasse os dados que havia coletado em campo em um livro que falasse sobre as espécies de aves que existem em Teresina. Assim iniciou um projeto paralelo que deu origem ao livro Aves de Teresina”, comenta Mateus, que faz o monitoramento das espécies de aves que existem em Teresina e cidades adjacentes desde o ano de 2015.
O livro consta apenas 100 espécies de aves que estão distribuídas por toda a cidade. “Durante o trabalho de campo em 2017 e 2018 registrei 115 espécies de aves. Optei por colocar apenas 100 espécies nesta primeira edição do livro. Continuo desenvolvendo trabalhos de campo com o intuito de encontrar mais espécies de aves dentro de Teresina e venho obtendo êxito nestes monitoramentos”, conta.
Por Isabel Cardoso