A dança é o cotidiano de Quitéria Chagas. Enquanto o Carnaval não chega, a atriz se divide entre os ensaios na quadra da Império Serrano, escola carioca da qual é rainha de bateria, e os preparativos para o espetáculo Isto É Brasil, com o dançarino Carlinhos de Jesus e pela bailarina Ana Botafogo.
- Vamos nos apresentar no Canecão [tradicional casa de shows do Rio] no dia 4 e 5 de fevereiro, além de viajarmos pelo Brasil. Faço uma participação com um número de dança de salão ao lado do Carlinhos.
Mesmo com o espetáculo, Quitéria afirma que não deixa de frequentar a quadra de sua escola toda quarta, sábado e domingo.
- Estou na escola como rainha desde 2006 e gosto de fazer tudo com muito amor.
Quitéria diz que, cada vez mais, o preparo físico para estar à frente dos ritmistas é algo fundamental.
- O ritmo do samba-enredo está aumentando muito. Está ficando cada vez mais rápido. Então, é preciso se dedicar muito.
A atriz diz que se orgulha de, ao lado de Elza soares e Adriana Bombom, ser uma rainha de bateria negra.
- Sambista de verdade não gosta dessa coisa de celebridade à frente da bateria. Tenho orgulho de ser uma rainha de bateria negra e servir de exemplo para as meninas da comunidade, que podem se espelhar em mim.
Assinado pela carnavalesca Rosa Magalhães, o enredo da Império em 2010 é João das Ruas do Rio, que conta a história do jornalista e escritor carioca João do Rio (1881-1921), o primeiro a abordar o cotidiano social de sua cidade em reportagens.
Depois da Quarta-Feira de Cinzas, Quitéria, que já atuou na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos, espera um convite para a TV.
- Vamos ver se em 2010 algum outro autor me dá outra chance.